Precisamos falar sobre o Perdão
- laylaehing
- 26 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Falar sobre o perdão é uma forma de evitar com que a mágoa ou alguns outros sentimentos venham a gerar um desgaste pessoal.
Perdoar é aprender a “deixar ir” para reinventar um novo “eu” que assume o passado, mas que tem forças para aproveitar o presente.
E quando falamos de questões que envolvem a mágoa, carregamos coisas do passado e que tendemos a esconder, negar ou evitamos olhar para o fato em si.
O não olhar, não gera cura.
Aquilo que a mente cala, o corpo fala, podendo surgir sintomas como ansiedade, insônia, problemas cardíacos, depressão. A psicoterapia contribui para identificar de forma individual, como o processo do perdão pode ser significativo, permite o espaço de escuta e acolhimento do cliente que chega e expõe sua vulnerabilidade. E esse acontecimento, mesmo que tenha causado dor, chegou até você para te ensinar algo e você também é responsável nesse processo. O outro teve uma atitude, mas a escolha de se magoar ou não, é sua. Não é o que aconteceu, mas a forma como você enxerga.
Nem todos conseguem, nem todos são capazes de dar o primeiro passo para oferecer o perdão. A razão disso reside na crença de que o perdão é uma forma de fraqueza.
Isto é um erro. Uma das melhores ideias que a psicologia do perdão nos dá é de que perdoar, dar o primeiro passo, além de nos permitir avançar com mais liberdade no nosso presente, nos dá a oportunidade de aprender novos valores e estratégias para enfrentar qualquer fonte de estresse e ansiedade.
Perdoar e reciclar ressentimentos nos liberta; é um ato de coragem e força.
Parei para escutar sobre o tema através de uma talk do @tedxlages de Fabiano Lauser https://www.youtube.com/watch?v=eL7KFu4OMXo , na qual ele apresenta 7 passos que contribuíram para que ele trabalhasse o perdão dentro dele e apoiasse mais pessoas nesse processo.
Precisamos entender que o perdão é um processo. Talvez nunca possamos perdoar completamente a outra pessoa, mas podemos descarregar uma boa parte de todo ressentimento para poder “respirar” um pouco melhor…
Comments