Outubro Rosa: O mês termina, a prevenção não!
- laylaehing
- 29 de out. de 2018
- 2 min de leitura

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
É preciso desfazer crenças sobre o câncer e sobre as formas de redução de risco e de detecção precoce.
Com a campanha, busca-se aumentar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno.
Os eixos da campanha são:
Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento, os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.
Os fatores podem ser ambientais, comportamentais, fatores da história reprodutiva e hormonal, bem como fatores genéticos/hereditários.
Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Este texto não substitui o diálogo entre você e um(a) profissional de saúde.
Cuide-se! <3
Fonte: www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home
Kommentare