Afinal, por que é importante ter um psicólogo para chamar de seu?
- Deize Cassiana Seifert
- 27 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Se isso fosse uma palestra eu certamente estaria fazendo a pergunta: quem aí já leu ou vivenciou sobre o que um psicólogo pode fazer por você?
Certamente existem muitas pessoas que já tiveram contato com esta profissão, mas fato é que uma grande parcela da população desconhece o que um psicólogo faz e como ele aplica a sua técnica. Nesse dia 27 de agosto comemora-se o dia do psicólogo e nada mais justo do que prestar uma homenagem aos colegas de profissão - que já são mais de 300 mil no território brasileiro - e prestar esclarecimentos sobre essa ciência ainda tão discriminada.
Por muitos anos as pessoas acreditaram erroneamente que só ia ao psicólogo os ditos "loucos", mas com o passar do tempo transpomos essa barreira e percorremos um longo caminho desmistificando visões limitadas e inserindo na concepção coletiva o fato de que a psicologia está inserida em diversos locais na nossa sociedade e tem feito muito por quem a acessa.
Em termos simples, falando mais especificamente do psicólogo que atua em consultório realizando psicoterapia, o que acontece é uma espécie de diálogo, onde o paciente fala sobre as situações que estão lhe trazendo insatisfação e o psicólogo escuta, com empatia, livre de julgamentos e com a bagagem teórica acumulada em anos de estudo, visando oportunizar ao paciente alternativas de reflexão, diferentes daquelas acessadas até o momento e que tragam alívio para suas angústias além de maior conhecimento pessoal, oportunizando ao mesmo interagir de uma maneira mais empática as suas próprias emoções.
Desta maneira, é importante ter um psicólogo para chamar de seu porque apesar de acharmos que nos conhecemos muito bem e que somos capacitados para lidar sozinhos com as adversidades que se apresentam ou com comportamentos que há anos nos incomodam, o fato é que lidar com emoções não é algo que geralmente deixa as pessoas confortáveis. O que acontece com frequência é que tendemos a nos esquivar de ter que lidar com situações consideradas "difíceis" ou desconfortáveis, "jogando-as para debaixo do tapete", nos tornando suscetíveis ao acometimento de ansiedades e outras patologias. Então, isso acaba sendo uma esquiva e não necessariamente a produção de um aprendizado saudável que nos ajuda a lidar melhor com as dificuldades que se apresentam durante o nosso ciclo de vida.
O psicólogo configura-se no profissional que se aprimorou em conhecer em profundidade o ser humano. Por isto, se você se identificou com as informações do texto e está disposto e curioso para se conhecer melhor, lembre-se de que acessar um profissional de psicologia é a maneira mais bonita de cuidar de si mesmo e fazer as transformações necessárias.
#diadopsicólogo #psicoterapia #psicologia #27deagosto #diadapsicologia #crprs #crpsc #cfp #56anosdapsicologia #celebrar #facaterapia
Comments